Capítulo
2 – Habilidade nos Métodos Própria dos Budas
Parte 1 – O Conhecimento Próprio dos Budas
O Bhagavant sai do Samādhi e dirige-se a Shariputra dizendo que o
Conhecimento Próprio dos Budas é de difícil entendimento por
Sharavakas, Pratyekabuddhas (que representam a visão Hinayana) e até
mesmo por Bodhisattvas, que representam os Ensinamentos Mahayana e o
Voto de Compaixão a todos os seres.
Buda, então, faz uma clara distinção de classes entre os Budistas,
ressaltando a superioridade dos Tathagatas, os quais compreendem
Leis mais profundas e são hábeis (Habilidade nos Métodos) em
ensinar seus discípulos, de acordo com a capacidade de cada um.
Os hábeis carregam várias características que os destacam, como um
Conhecimento extraordinário, desapego total, autoconfiança,
meditação, concentração, moralidade, entre outras virtudes.
Estes, além de conhecer as Leis que regem a vida, são capazes de
explicá-las corretamente, dizendo a que tipo pertencem, de que
natureza são oriundas, entre outros pormenores.
Parte 2 – Buda distribui seu Ensinamento a todos
Shakyamuni tenta então distribuir seu ensinamento a todos os
Sharavakas, Pratyekabuddhas e Bodhisattvas e demais presentes,
orientando-os a não se apegarem a visões errôneas, puramente
racionais/intelectuais. Porém, a Assembleia, que pensava estar
trilhando corretamente a Carreira, ainda não havia entendido qual
era a importância da Habilidade nos Métodos e o porquê de
Shakyamuni tecer tantos elogios a esta.
Após uma certa insistência de Shariputra, Buda aceita esclarecer a
dúvida, mas sem antes presenciar o abandono de cinco mil seguidores
que, orgulhosos, se sentiram ofendidos, pois “imaginavam ter
alcançado o que não haviam alcançado e compreendido o que não
haviam compreendido”. Entretanto, o acontecido não é visto de
modo negativo por Shakyamuni que afirma: “A Assembleia ficou livre
de excessos”.
A explicação dada pelo Buda consiste em utilizar-se de meios hábeis
para transmitir o Dharma que transcende os limites razão, para
colocar os seres no Caminho, a fim de que também tenham o
Conhecimento próprio dos Tathagatas. O intuito dos meios hábeis é
o de mostrar que não há Três Veículos, mas um só e que,
inclusive, os Tathagatas do passado, da mesma maneira pregavam, assim
como os do presente e do futuro também ensinarão para o benefício
de todos os seres. Em suma, os Tathagatas podem se apoiar em
ensinamentos provisórios para que o Ensinamento Essencial seja
compreendido, senão no mesmo instante, posteriormente. Os
ensinamentos provisórios são como pontes que levam as pessoas à um
conhecimento superior. Em certas épocas, os Budas se vêm obrigados
a aplicar certos métodos para ensinar a Doutrina, devido à
decadência moral, espiritual e intelectual da maioria, inclusive
daqueles que se consideram religiosos e “iluminados”. Poucos são
os que não estão contaminados pelos prazeres dos sentidos, pelo
orgulho e a hipocrisia e estão preparados para a pregação do
Veículo Único.
Após esta exposição da “Verdade Única Inexorável”,
Shakyamuni demonstra os desdobramentos do conceito, ensinando meios
de se atingir a Iluminação; elenca qualidades morais, como
disciplina, generosidade, paciência, meditação e sabedoria como
imprescindíveis para a Carreira. Também menciona a veneração de
Relíquias dos Budas para a memória e inspiração; bem como, a
construção de Stupas e imagens de escultura para o mesmo fim. Essas
relíquias e imagens devem ser cultuadas com flores, incenso,
pinturas, saudações, homenagens e música.
Parte 3 – A Compaixão de Buda
Buda diz sentir compaixão dos seres infelizes, carentes de sabedoria
e méritos. Tais seres encontram-se presos nas cadeias do Samsara
(Mundos Infernais), apegados a “valores” efêmeros e infelizes. O
Tathagata conta que quando iluminou-se debaixo da figueira, em um
primeiro momento exitou em propagar o que tinha alcançado, cogitando
reter a Verdade somente para si, pois imaginava a forte resistência
que sua Pregação poderia causar pelos chamados “ignorantes”.
Porém, voltou atrás e dotado da Sabedoria Búdica, recorreu à
Habilidade nos Métodos, “técnica” já discutida na Parte 1
deste capítulo, que tem por finalidade utilizar-se primeiramente de
Veículos Provisórios (simplificados de acordo com os limites dos
ouvintes) para “angariar” novos Bodhisattvas.
“Convencido pela compaixão dos Budas”, Shakyamuni coloca em
movimento a Roda da Lei e faz seu primeiro ensinamento em Benares aos
cinco Monges. Assim, nascem definições como Nirvana, Sangha,
Dharma, Samsara, etc. Entretanto, com o crescimento da comunidade
Budista, O Bem Encaminhado decide partir para o Ensinamento
Essencial, a rara Doutrina que é de difícil entendimento e alta
rejeição pelos “degradados moralmente”, mas que, por outro
lado, pode ser aceita por seres modestos e puros. Esta Doutrina exige
dos Bodhisattvas maiores esforços de compreensão, contudo, promove
a Onisciência e a condição de Buda ao praticante.
Leia mais:
Pontos Principais do Sutra do Lótus
Resumo do Capítulo 01
Próximo capítulo
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