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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sutra do Lótus - Resumo capítulo por capítulo - Cap 02

Dando sequência ao resumo do Sutra do Lótus, hoje estaremos discorrendo sobre o segundo capítulo, que enfatiza o conceito de Meios Hábeis. Boa Leitura!


Capítulo 2 – Habilidade nos Métodos Própria dos Budas

Parte 1 – O Conhecimento Próprio dos Budas

O Bhagavant sai do Samādhi e dirige-se a Shariputra dizendo que o Conhecimento Próprio dos Budas é de difícil entendimento por Sharavakas, Pratyekabuddhas (que representam a visão Hinayana) e até mesmo por Bodhisattvas, que representam os Ensinamentos Mahayana e o Voto de Compaixão a todos os seres.
Buda, então, faz uma clara distinção de classes entre os Budistas, ressaltando a superioridade dos Tathagatas, os quais compreendem Leis mais profundas e são hábeis (Habilidade nos Métodos) em ensinar seus discípulos, de acordo com a capacidade de cada um.
Os hábeis carregam várias características que os destacam, como um Conhecimento extraordinário, desapego total, autoconfiança, meditação, concentração, moralidade, entre outras virtudes. Estes, além de conhecer as Leis que regem a vida, são capazes de explicá-las corretamente, dizendo a que tipo pertencem, de que natureza são oriundas, entre outros pormenores.

Parte 2 – Buda distribui seu Ensinamento a todos

Shakyamuni tenta então distribuir seu ensinamento a todos os Sharavakas, Pratyekabuddhas e Bodhisattvas e demais presentes, orientando-os a não se apegarem a visões errôneas, puramente racionais/intelectuais. Porém, a Assembleia, que pensava estar trilhando corretamente a Carreira, ainda não havia entendido qual era a importância da Habilidade nos Métodos e o porquê de Shakyamuni tecer tantos elogios a esta.
Após uma certa insistência de Shariputra, Buda aceita esclarecer a dúvida, mas sem antes presenciar o abandono de cinco mil seguidores que, orgulhosos, se sentiram ofendidos, pois “imaginavam ter alcançado o que não haviam alcançado e compreendido o que não haviam compreendido”. Entretanto, o acontecido não é visto de modo negativo por Shakyamuni que afirma: “A Assembleia ficou livre de excessos”.
A explicação dada pelo Buda consiste em utilizar-se de meios hábeis para transmitir o Dharma que transcende os limites razão, para colocar os seres no Caminho, a fim de que também tenham o Conhecimento próprio dos Tathagatas. O intuito dos meios hábeis é o de mostrar que não há Três Veículos, mas um só e que, inclusive, os Tathagatas do passado, da mesma maneira pregavam, assim como os do presente e do futuro também ensinarão para o benefício de todos os seres. Em suma, os Tathagatas podem se apoiar em ensinamentos provisórios para que o Ensinamento Essencial seja compreendido, senão no mesmo instante, posteriormente. Os ensinamentos provisórios são como pontes que levam as pessoas à um conhecimento superior. Em certas épocas, os Budas se vêm obrigados a aplicar certos métodos para ensinar a Doutrina, devido à decadência moral, espiritual e intelectual da maioria, inclusive daqueles que se consideram religiosos e “iluminados”. Poucos são os que não estão contaminados pelos prazeres dos sentidos, pelo orgulho e a hipocrisia e estão preparados para a pregação do Veículo Único.
Após esta exposição da “Verdade Única Inexorável”, Shakyamuni demonstra os desdobramentos do conceito, ensinando meios de se atingir a Iluminação; elenca qualidades morais, como disciplina, generosidade, paciência, meditação e sabedoria como imprescindíveis para a Carreira. Também menciona a veneração de Relíquias dos Budas para a memória e inspiração; bem como, a construção de Stupas e imagens de escultura para o mesmo fim. Essas relíquias e imagens devem ser cultuadas com flores, incenso, pinturas, saudações, homenagens e música.

Parte 3 – A Compaixão de Buda

Buda diz sentir compaixão dos seres infelizes, carentes de sabedoria e méritos. Tais seres encontram-se presos nas cadeias do Samsara (Mundos Infernais), apegados a “valores” efêmeros e infelizes. O Tathagata conta que quando iluminou-se debaixo da figueira, em um primeiro momento exitou em propagar o que tinha alcançado, cogitando reter a Verdade somente para si, pois imaginava a forte resistência que sua Pregação poderia causar pelos chamados “ignorantes”. Porém, voltou atrás e dotado da Sabedoria Búdica, recorreu à Habilidade nos Métodos, “técnica” já discutida na Parte 1 deste capítulo, que tem por finalidade utilizar-se primeiramente de Veículos Provisórios (simplificados de acordo com os limites dos ouvintes) para “angariar” novos Bodhisattvas.

“Convencido pela compaixão dos Budas”, Shakyamuni coloca em movimento a Roda da Lei e faz seu primeiro ensinamento em Benares aos cinco Monges. Assim, nascem definições como Nirvana, Sangha, Dharma, Samsara, etc. Entretanto, com o crescimento da comunidade Budista, O Bem Encaminhado decide partir para o Ensinamento Essencial, a rara Doutrina que é de difícil entendimento e alta rejeição pelos “degradados moralmente”, mas que, por outro lado, pode ser aceita por seres modestos e puros. Esta Doutrina exige dos Bodhisattvas maiores esforços de compreensão, contudo, promove a Onisciência e a condição de Buda ao praticante.

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Resumo do Capítulo 01
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