Pesquisa

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Buda Maitreya (Buda Gordo ou Hotei)

 Buda Maitreya

Geralmente se coloca o altar para Maitreya na entrada dos templos. A aspiração pela Iluminação e por se tornar o "Buda futuro" é gerada logo ao se passar pela porta do templo. Ele também é colocado na entrada das casas!

O verdadeiro Maitreya, tem bilhões de manifestações. Muitas vezes ele se mostra para as pessoas de sua época, muitas vezes as pessoas não o reconhecem...

Ele também é chamado de Xiào fú, ou seja, Buda Sorridente. Expressa a alegria de poder ouvir e praticar o Dharma!

Maitreya, Hotei ou Budai são o mesmo personagem. Segundo a tradição chinesa, Budai foi um monge que viveu na Dinastia Liang posterior (907-923 da Era Comum) e que era uma manifestação do Buda Maitreya.

Seu nome budista era Qieci. Suas virtudes, simplicidade e alegria, demonstravam o potencial de Iluminação das pessoas comuns, sem a necessidade de se fazer teatrinho de solenidade e seriedade (coisa que muitos monges apreciam tanto hoje em dia). Justamente por isso, por ele ser uma pessoa bem-humorada e sorridente, foi chamado de Xiào fú, ou seja, Buda Sorridente.

Seu aspecto um tanto largado, caricato e sua completa falta de preocupação com aparentar santidade, foi demonstrada em um hino que ele pronunciou antes de sua morte: "Maitreya, o verdadeiro Maitreya, tem bilhões de manifestações, às vezes ele se mostra para as pessoas daquele tempo, outras vezes, elas não o reconhecem."

Estátua de Maitreya no templo da THIRB

Hotei, assim como eu e você, tinha a natureza búdica. Ele a manifestou, ou seja, atingiu o Estado de Iluminação (Bodhi). O Buda Maitreya é uma figura que indica que todos nós somos Budas do futuro. Cada um de nós que manifesta o Estado Iluminado (Bodhi) é um Buda. Não há nada de extraordinário nisso.

Hotei foi um Buda, uma manifestação do Estado de Iluminação. E nessa época atual? Onde estará Maitreya? Cada um de nós deve aspirar por tornar-se Maitreya. Cada um que manifesta o Verdadeiro Dharma (Shobô), de alguma maneira manifesta Maitreya. Maitreya não é um messias, não é alguém que virá em um futuro distante. Maitreya é a promessa de Iluminação a cada um.

Arcebispo Dharmamanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário