Capítulo 11 – Aparição de uma Stupa
Parte 1 – A Stupa
E durante a pregação, em meio à Assembleia, surge uma Stupa adornada com pedras preciosas e bandeiras, e dentro dela o Buda mítico Prabhūtaratna (O de numerosas pedras preciosas), que aparece confirmando as palavras de Shakyamuni, dizendo que o Ensinamento dado por este é a Verdade.
Prabhūtaratna pede, então, para que Shakyamuni sente-se junto a ele, Buda aceita o pedido e divide o trono com ele. A Stupa e o Buda mítico representam a própria Verdade que a tudo permeia e ao confirmarem o Dharma, atestam que este é uma manifestação desta Verdade.
Parte 2 – Os Budas chegam ao Universo Saha
Buda emite um raio de luz que faz com que todos vejam os Mundos com clareza, com todos os seus Budas e Bodhisattvas. Foi possível ver cada um deles; todos estes se dirigiam ao Universo Saha e conforme chegavam, “os Tathagatas tomavam assento cada um num trono ao pé de uma árvore de pedras preciosas”. Em seguida, Shakyamuni faz de todos estes mundos um único Mundo de Buda, com muitas árvores enormes, adornadas com pedras preciosas e muitos tronos para que os Tathagatas tomem assento e ensinem a Doutrina aos seres. O texto dá a ideia de uma Verdade Universal, única, que abrange a todos e como novos Tathagatas surgem ao perceberem esta Verdade.
Parte 3 – A História do Rei que foi um Buda numa vida anterior
Shakyamuni revela que fora um rei na vida passada, que esforçava-se em seguir o Voto das Seis Perfeições e praticava a Generosidade para com todos. Nesta época, os habitantes de seu reinado gozavam vida próspera e feliz, pois sua regência era baseada na Doutrina e não no próprio prazer. Este rei, consagrou seu filho mais velho para substituí-lo, abandonando o reinado na busca por algum mestre que o Ensinasse a Melhor Doutrina. Assim, ele encontrou um Rishi e se tornou servidor deste. Este Rishi o apresentou ao Sutra do Lótus, a Doutrina mais difícil de se encontrar, aquela que livra os seres dos renascimentos nos Mundos inferiores. Com afinco, Shakyamuni aprendeu este Sutra, e com diligência serviu àquele Mestre por mil anos.
Buda então revela que o Rishi era Devadatta, um bom amigo que, com seus conselhos, ajudou-o em seu progresso espiritual. Após ter encontrado Devadatta, Shakyamuni alcançou, em sua plenitude, as Seis Perfeições, a Grande Benevolência, a Grande Compaixão, a Grande Alegria, a Grande Paciência, as Trinta e Duas Marcas dos Grandes Homens [1], as Oitenta Marcas Secundárias [2], a pele de cor dourada, os Dez Poderes, as Quatro Confianças, os Quatro Meios de Atração, as Dezoito Qualidades Especiais dos Budas, a Grande Força do Poder Extraordinário e a Capacidade de Salvar os seres nas dez regiões do espaço.
[1] Signos ou Marcas ou Características (laksana): referências às 32 Marcas Características dos Grandes Homens, isto é, dos Budas. Indicam certos atributos corporais que diferenciam o corpo dos Budas do corpo dos outros homens. Muitos deles estão presentes nas representações iconográficas dos Budas.
[2] Além das 32 anteriores, os Budas possuem mais 80 características menores.
Parte 4 – Bhikshu Devadatta
Buda preanuncia que Devadatta será um Tathagata conhecido como Devaraja, dotado de Sabedoria e de boa conduta, que será mestre de um Mundo de Buda chamado Devasopana (Escada dos Deuses) e que será responsável pela conversão de inumeráveis discípulos, Arhants, que farão surgir em si a Mente da Suprema Iluminação. Após a extinção de Devaraja, Buda recomenda a construção de uma Stupa e a veneração deste Tathagata.
Parte 5 – Diálogo entre os Bodhisattvas Prajnakuta e Manjushri
Nessa parte, o texto apresenta um diálogo entre os Bodhisattvas Prajnakuta (Estandarte da Sabedoria) e Manjushri sobre a conversão dos seres ao Veículo Superior, eles também conversam sobre os esforços de Shakyamuni em obter a Iluminação e sobre filha de Sagara que se converte em Bodhisattva. Então, diante da dúvida de Shariputra, que questionava a possibilidade de uma mulher alcançar a Iluminação, a filha de Sagara se transforma em homem, realiza a Paramita da Generosidade, presenteando Shakyamuni com uma joia e logo em seguida atinge o estado de Buda.
A conversão em homem da filha de Sagara representa a necessidade de se abrir mão das vaidades, típicas do sexo feminino, para a evolução espiritual.
Capítulo 12 – O Esforço
Parte 1 – A Promessa dos Discípulos
Os Bodhisattvas Bhaishajyaraja e Mahapratibhana, bem como os monges e outros discípulos, prometem dar continuidade à pregação do Sutra do Lótus, mesmo aos seres mais arrogantes, perversos e desprovidos de receptividade, após o Parinirvana de Shakyamuni.
Parte 2 – Novos pré-anúncios
Buda anuncia que sua tia, Mahaprajapati se tornará o Tathagata Sarvasattvapriyadarshana, que significa “De Olhar Amável para com todos os Seres”. A monja Yashodhara será o Tathagata Rashmishatasahasraparipurnadhvaja, que significa “Estandarte cheio de cem mil raios de luz”. Após estes pré-anúncios, ambas as mulheres prestam culto ao Bhagavant e prometem pregar o Dharma a todos os seres, afim de lhes trazer alívio.
Parte 3 – Suportando o Vitupério
Os Bodhisattvas predizem a vinda de um tempo, após a extinção do Buda, de degeneração do Dharma, quando Bhikshus heréticos enganarão as pessoas e caluniarão os seguidores da Verdade. Porém, os fiéis devem resistir a todas estas intempéries, permanecendo pacientes e diligentes na pregação da Doutrina.
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