Pesquisa

sexta-feira, 11 de abril de 2014

A diferença entre este mundo e a Terra Pura

"Mestre Ch'an Tsung-tse de Ch'ang-lu disse:
Agora vamos comparar este mundo de resistência com a Terra Pura.
Aqui, o nascimento num corpo de carne e sangue é doloroso. Lá, você nasce através da transformação de dentro de uma flor de lótus e está livre do sofrimento do nascimento.
Aqui, as estações do ano passam uma após a outra e você se enfraquece, envelhece dia após dia. Lá, não há estações quentes e frias e você está livre do sofrimento da velhice.
Aqui, o corpo é difícil de acalmar e frequentemente fica doente. Lá, seu corpo transformado é perfumado e puro, livre do sofrimento da doença.
Aqui, aqueles que vivem até os setenta anos de idade são raros e a impermanência nos pega de surpresa. Lá, a duração da vida é imensurável e você está livre do sofrimento da morte.
Aqui, você sente amor e ternura por aqueles que estão próximos, mas está seguro de que um dia terá que se separar deles. Lá, não há parentes ou cônjuges ou filhos e você está livre do sofrimento de se separar daqueles que ama.
Aqui, inimigos te odeiam e você está seguro de que sempre terá que lidar com aqueles que te ofendem. Lá, aqueles de mais alta virtude estão reunidos e você está livre do sofrimento de estar próximo daqueles que te odeiam.
Aqui, você fica cansado e tem fome e frio, além de desejos que não podem ser satisfeitos. Lá, comida e vestes, além de coisas preciosas surgem espontaneamente para seu uso.
Aqui, você tem um corpo que decai e se degenera e tem muitos defeitos. Lá, seu semblante é digno e seu corpo brilha luminosamente.
Aqui, há campos e depressões e espinheiros e espinhos, a visão da paisagem é cheia de sujeira e maldade. Lá, o solo é feito de ouro, árvores de joias alcançam a altura dos céus, torres de pedras preciosas se erguem acima de você e flores de todas as cores se espalham aos seus pés.
Aqui, o Buda Sakyamuni já faleceu e o Buda Maitreya ainda não veio. Lá, o Buda Amitabha está ensinando o Dharma neste exato momento.
Aqui, você procura em vão pela glória de Kuan-yin e Shih-chih. Lá, você é intimamente próximo desses dois bodhisattvas e eles são seus melhores amigos.
Aqui, milhares de demônios e pessoas mentirosas tentam confundir o cultivo correto da mente. Lá, o ensino do Buda unifica os ensinos e não há sequer traço de demônios ou mentirosos.
Aqui, a luxúria desvia o praticante. Lá, seu corpo é puro e completo e não há desejo de satisfação dos sentidos.
Aqui, feras malígnas e monstros batem suas asas produzindo um som assustador. Lá, o som das águas, das aves e das árvores da florestas apenas comunicam o Dharma maravilhoso.
Comparando os dois mundos, o cenário é muitíssimo diferente. A Terra Pura é superior de incontáveis maneiras: é impossível mencioná-las todas. Além disso, todas as escrituras do completo significado do Grande Veículo apontam o caminho para a Terra Pura. Os grandes sábios do passado e do presente, todos eles fizeram votos de que eles próprios e os outros nasceriam na Terra Pura.
Aquele que deseja auxiliar as pessoas, deve primeiro recitar o nome do Buda por si próprio. Infelizmente, as pessoas não conseguem pensar a longo prazo: eles pensam apenas sobre as coisas que podem obter imediatamente. Uma vez que o nascimento humano é perdido, será difícil de obter outro mesmo em dez mil kalpas. Por isso eu adverto a todos os seres para que recitem "Buda Amitabha" uma centena de vezes ou milhares de vezes [a cada dia]. Transfiram os méritos para aqueles que compartilham afinidade [com a Terra Pura] e façam o voto de renascer na terra de Amitabha. (...)"
Mestre Tsung-pen. Século XVI


Nenhum comentário:

Postar um comentário