Pesquisa

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Cavalheiro e o Governo

Tzu-chang perguntou a Confúcio: "Como deve ser um homem para que ele possa fazer parte de um governo?".

O Mestre disse: "Se ele enaltece as cinco práticas excelentes e foge das quatro práticas perniciosas, ele pode participar do governo".

Tzu-chang disse: "O que significam as cinco práticas excelentes?".

O Mestre disse: "O cavalheiro é generoso sem gastar, faz com que os outros trabalhem sem que padeçam, tem desejos sem ser ambicioso, é casual sem ser arrogante e é admirado sem parecer orgulhoso".

Tzu-chang disse: "O que significa 'ser generoso sem gastar'?".

O Mestre disse: "Se um homem beneficia o povo comum utilizando as coisas ao redor deles que eles acham benéficas, não se trata de ser generoso em gastar? Se um homem, ao fazer com que outros trabalhem, escolhe fardos que os outros conseguem carregar, quem vai se queixar? Se, ao desejar benevolência, um homem a obtém, onde está a ambição? O cavalheiro jamais ousa negligenciar as boas maneiras, esteja ele com muitas ou poucas pessoas, com jovens ou velhos. Não se trata de ser admirado sem parecer orgulhoso?".

Tzu-chang disse: "O que significam as quatro práticas perniciosas?".

O Mestre disse: "Impor a pena de morte sem antes tentar reformar é ser cruel; esperar resultados sem antes avisar é ser tirânico; insistir em prazos quando se dã ordens tardias é causar dano. Quando algo precisa ser dado a alguém, ser sovina ao fazê-lo é ser impertinente".

2 comentários: