Imagem do Bodhisattva Ksitigarbha
Ksitigarbha - este nome pode ser traduzido como “Tesouro da Terra” ou “Matriz da Terra”. Ele é conhecido por voluntariamente permanecer no reino dos infernos, ajudando todos os seres que necessitam ser despertos e renunciando sua própria budeidade até ser capaz de salvar todos os atormentados neste reino. Seu voto é: “estabelecerei muitos recursos adequados em resposta àqueles seres vivos que estão sofrendo por suas más ações. Até o final de futuros kalpas (períodos longos), até que todos esses seres obtenham as libertações.” Permanecer no inferno, mesmo não pertencendo a ele, significa ter profunda compaixão às pessoas e demais seres sencientes que cruzam nossas vidas, buscando meios de levar alento aos que sofrem, assim, ele tem como principal atributo consolar as pessoas em sofrimento. É uma figura MITOLÓGICA, ou seja, simbólica.
Este Bodhisattva ainda representa o amor filial, familiar; a honra e a preocupação com ascendentes e descendentes.
O "khakhara" ou bastão de monge (chamado shakujô no Japão) que ele porta, era usado pelos monges para afastar animais do caminho pelo qual estavam passando e, assim, não causar dano e sofrimento a eles nem a si próprio. A jóia em sua mão é símbolo da Sabedoria Iluminada, a coisa mais preciosa que existe e que "realiza todos os desejos", pois extingue as raízes do sofrimento.
Sendo assim, Ksitigharbha é um símbolo de que, para evitarmos nosso próprio sofrimento, devemos evitar o sofrimento de outrem, buscando sempre a Sabedoria Iluminada dos Budas.
O Sutra de Ksitigharbha elenca vários tipos de sofrimentos de forma simbólica, fazendo uma minuciosa descrição dos infernos e das retribuições terríveis aos atos errôneos e maléficos.
É evidente a simbologia aplicada no referido sutra. Ao descrever o nome dos infernos, ele diz que há o "Inferno da Contenda", "Inferno do Ódio Intenso", "Inferno de Gritos" e muitos outros nomes simbólicos que precisam ser contextualizados e interpretados.
Todos, sem exceção, designam estados de uma mente atormentada pelos maus atos cometidos.
O "khakhara" ou bastão de monge (chamado shakujô no Japão) que ele porta, era usado pelos monges para afastar animais do caminho pelo qual estavam passando e, assim, não causar dano e sofrimento a eles nem a si próprio. A jóia em sua mão é símbolo da Sabedoria Iluminada, a coisa mais preciosa que existe e que "realiza todos os desejos", pois extingue as raízes do sofrimento.
Sendo assim, Ksitigharbha é um símbolo de que, para evitarmos nosso próprio sofrimento, devemos evitar o sofrimento de outrem, buscando sempre a Sabedoria Iluminada dos Budas.
O Sutra de Ksitigharbha elenca vários tipos de sofrimentos de forma simbólica, fazendo uma minuciosa descrição dos infernos e das retribuições terríveis aos atos errôneos e maléficos.
É evidente a simbologia aplicada no referido sutra. Ao descrever o nome dos infernos, ele diz que há o "Inferno da Contenda", "Inferno do Ódio Intenso", "Inferno de Gritos" e muitos outros nomes simbólicos que precisam ser contextualizados e interpretados.
Todos, sem exceção, designam estados de uma mente atormentada pelos maus atos cometidos.
Meditar diante do altar de Ksitigarbha é uma inspiração de compaixão aos não despertos e é um símbolo de valorização à família.
Fontes:
The Sutra of Bodhisattva Ksitigarbha's Fundamental Vows
Blog Budismo Aristocrático - Arcebispo Dharmananda