Pesquisa

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Toldos Jeschut


"No Toldos Jeschut, diz-se que Jesus era filho de uma mulher chamada Mirja, casada em Belém com um pobre homem chamado Jocanam. Havia na vizinhança um soldado de nome José Panther, homem de belo porte e de grande beleza; ele se apaixonou por Mirja ou Maria (pois os hebreus, por não escreverem as vogais, muitas vezes confundiam um A com um I). Mirja engravidou por obra de Panther; Jocanam, confuso e desesperado, partiu de Belém e foi se esconder na Babilônia, onde havia muitos judeus. A conduta de Mirja desonrou-a; seu filho Jesu ou Jeschut foi declarado bastardo pelos juízes da cidade. Quando atingiu a idade de ir à escola pública, colocou-se entre os filhos legítimos; fizeram-no sair dessa categoria: daí a sua animosidade contra os sacerdotes, que manifestou quando chegou à idade adulta, prodigalizando-lhes as mais atrozes injúrias, chamando-os de raça de víboras, sepulcros caiados. Finalmente, depois de se envolver numa querela com o judeu Judas sobre assuntos pecuniários bem como sobre temas religiosos, Judas o denunciou ao sinédrio; foi detido, pôs-se a chorar, pediu perdão, mas em vão: foi açoitado, lapidado e em seguida crucificado.

É essa a substância dessa história. Desde então, foram-lhe acrescentadas fábulas insípidas, milagres impertinentes, que causaram muito dano à sua essência; mas o livro já era conhecido no século II; Celso o citou, Orígenes o refutou; chegou até nós muito desfigurado.


O conteúdo que acabo de citar é certamente o mais crível, mais natural, mais conforme ao que ocorre todos os dias no mundo do que algum dos cinquenta Evangelhos dos cristícolas. É mais provável que José Panther tenha feito um filho a Mirja do que um anjo tenha vindo pelos ares cumprimentar da parte de Deus a mulher de um carpinteiro, tal como Júpiter enviou Mercúrio para junto de Alcmena.

Tudo o que nos contam sobre esse Jesus é digno do Antigo Testamento e de Bedlam. Fazem vir um tal de agion pneuma, um sopro santificado, um Espírito Santo de que nunca se ouvia falar e que desde então passou a ser a terça parte de Deus, o próprio Deus, Deus o criador do mundo. Ele engravidou Maria, o que levou o jesuíta Sanchez a examinar, na sua Suma Teológica, se Deus teve muito prazer com Maria, se espalhou descendência e se Maria também espalhou descendência.


Jesus torna-se, pois, filho de Deus e de uma judia, não ainda o próprio Deus, mas uma criatura superior. Faz milagres. O primeiro milagre que opera é fazer-se levar pelo diabo para o alto de uma montanha na Judeia, de onde se descortinam todos os reinos da Terra. Suas vestes tornam-se totalmente brancas; que milagre! [logo depois] Converte água em vinho numa refeição onde todos os comensais já estavam ébrios."

Sepher Toldus Jeschut foi composto vários anos depois do suplício de Jesus, época em que os demais Evangelhos estavam sendo compilados.

Fonte: O Túmulo do Fanatismo; autor: Voltaire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário