Pesquisa

quarta-feira, 13 de março de 2013

Quem são Budas e Bodisatvas (Bodhisattvas)?

BUDAS são aqueles que alcançaram a iluminação, o estado final. No budismo theravada, a vida monástica é considerada o único caminho para a perfeição espiritual. A iluminação não é possível para aqueles que vivem a vida secular. Mas as escolas do budismo Mahayana e Vajrayana afirmam que todos os seres, incluindo leigos, monjas e monges, podem atingir a iluminação. Essas tradições incluem uma miríade de Budas, juntamente, com o Buda histórico (fundador indiscutível do budismo) que é considerado apenas um entre muitos. A tradição Theravada reverencia o Buddha histórico, mas não homenageia as outras inúmeras divindades.

BODISATVAS (BodhisattvasAqueles que empreendem o caminho da iluminação; aqueles que se empenham em alcançar a sabedoria de Buda; futuros Buda; seres compassivos [em japonês são chamados e Bosatsus].

Português
Japonês
Sânscrito
Descrição
Shakyamuni 
Shijia (China)
Sākiya (Pali)
釈 迦 如 来
Gautama ou
Siddhartha ou
Śākyamuni
Buda histórico , viveu na Índia perto do atual Nepal cerca de 561-483 aC, o fundador do budismo.

Amida
阿 弥陀 如 来
Amitabha
Literalmente "Luz Infinita / Vida;" uma das mais altas figuras religiosas do Japão, considerado o salvador, especialmente para a seita Jodo; foi Hozo Bosatsu na vida anterior; seus dois  atendentes são os bodisatvas Kannon e Seishi; um dos Cinco Budas da Sabedoria (cinco tathagatas); o do Oeste, uma das quatro divindades que circundam e guardam Dainichi (Buda cósmico) no Mandala Ryokai.


Yakushi
薬 师 如 来
Bhaisaya
Bhaisajya
Bhaishajya
Literalmente "mestre da medicina," Buda da Medicina, seus dois atendentes são os bodisatvas Nikko e Geko; comandam os doze Yaksa.


Dainichi
大 日 如 来
Vairocana
ou
Mahavairocana Tathagata
Buda cósmico, Grande Buda, Buda Abrangente; identificado com Birushana Nyorai; seus mensageiros são os Myo-o, muito importante para as seitas Shingon e Tendai do budismo esotérico, especialmente para a escola Shingon; divindade central entre os Cinco Budas da Sabedoria (Cinco Tathagatas); representa o centro ou zênite; divindade central das mandalas das seitas Shingon e Tendai.


Birushana ou
Rushana
毗卢舍那佛
昆卢遮那仏
卢舎那仏
卢遮那仏
Vairocana
Grande Buda do Templo de Todai-ji em Nara, conhecido como Dainichi no Budismo Esotérico.


Miroku
弥勒 菩萨
Maitreya
Também aparece
como Bosatsu (Bodisatva)
Buda do Futuro; muito importante para seita Shingon do budismo esotérico, aparece como Miroku bosatsu na era atual.



OUTROS
Nyorai
Ashuku
阿閦 
阿閦鞞
Ashukuhi 阿閦婆Ashukuba
Akshobhya Tathagata. Aquele que é espelho da sabedoria, um dos cinco budas da sabedoria (Cinco Tathagatas), uma das quatro divindades que aparecem guardando ao redor de Dainichi Nyorai, no Mandala Ryokai; Senhor do paraíso ao Leste chamado Abhirati (em sânscrito); em português = Terra de Inúmeros e Grandes Deleites.
Fukujoju
不空成就
Amoghasiddha
A Sabedoria que todo o carma exige para a sua realização; um dos cinco budas da sabedoria (Cinco Tathagatas),  uma das quatro divindades que aparecem guardando ao redor de Dainichi Nyorai, no Mandala Ryokai; Norte

Hosho
宝生
também ler
Hōjō宝生
Ratnasam-bhava
Sabedoria de distinção, a semelhança de uma sabedoria essencial; um dos cinco budas da sabedoria (Cinco Tathagatas),  uma das quatro divindades que aparecem guardando ao redor de Dainichi Nyorai, no Mandala Ryokai; Sul.

Sejizaiō Butsu
世自在王佛
Lokeshvararaja
Lokêśvararāja
Um dos 53 Budas do passado mencionado no Sutra da Vida Imensurável 无量寿经卷. Ajuda os devotos a alcançar o desimpedimento. Uma história no sutra fala de um rei de eras passadas que teve a oportunidade de ouvir um sermão dado por Buda Lokeshvararaja. Ao ouvir o sermão, o rei renunciou à sua vida no palácio, e  se tornou um monge que se tornou mais tarde Dharmakara Bodisatva (Hozo Bosatsu 法藏菩萨), que depois fez os 48 votos, cumpriu-os, e se tornou Amida Nyorai.
Godai
Nyorai
五大如来Também
Gochi
Nyorai
 五智如来



Dhyani Buddhas
Godai Nyorai significa "os Cinco Tathagatas"; também chamados de Cinco Budas da Sabedoria.
  • Dainichi (centro)
  • Ashuku (leste)
  • Hosho (sul)
  • Amida (oeste)
  • Fukujoju (norte)

Outros Grupos  Anteriores ao Buda Histórico 
Sanzebutsu 三世仏 Budas das Três Eras (três Kalpas). Skt. = Kalpa significa aeon, era, ou ciclo. 
  • Passado (Amida)
  • Presente (Shakyamnui, O Buddha Histórico)
  • Futuro (Miroku)
  • Jizô Bosatsu, prometeu permanecer no mundo até o advento de Miroku.
Sanze JIPPO Shobutsu 三世十方诸仏


Budas de Três Eras e dez direções: Segundo a tradição Mahayana, existem incontáveis​​Budas que existem em inúmeros mundo-estados, cada um com seu próprio Buda. No Japão, esses Budas são conhecidos coletivamente como o Sanze JIPPO Shobutsu三世十方诸仏, que literalmente significa "Budas das Três Eras (passado, presente e futuro) e dez direções (quatro pontos cardeais, quatro direções intermediárias, Zenith e nadir). As três eras, kalpas, são passado (Shōgon Jp. 庄严), presente (Jp. Ken 贤) e  futuro (Jp. Shōshuku 星宿). Existe também um agrupamento muito maior chamado Sanze Sanzen Butsu 三世三千佛, que literalmente significa "três mil Budas dos três kalpas ", ou, em alternativa, há mil Budas em cada um dos três kalpas do passado, do presente e do futuro ". Kako Shichibutsu 过去七仏, Sete Budas do passado da era budista. Para essa corrente é chamada do "Aeon auspicioso" (Jp = Kengo  贤劫; Skt = Bhadra-kalpa). Segundo a lenda budista, há seis Budas que vieram antes Shakyamuni, o Buda Histórico, três no kalpa anterior (Jp = Shōgon 庄严) e três na era atual (Kengo 贤劫). Este grupo de sete é coletivamente conhecido como "Os Sete Budas do Passado" Em sânscrito, seus nomes são:  
  1. Vipasyin (kalpa passado)
  2. Sikhin (kalpa passado)
  3. Visvabhu (kalpa passado)
  4. Krakucchanda (ciclo atual)
  5. Kanakamuni (ciclo atual)
  6. Kasyapa (Kassapa, Kashapa) (ciclo atual)
  7. Shakyamuni (era atual, o Buda histórico)

Shibutsu 四仏 - Quatro Budas da era atual

Shibutsu Shiho 四方四仏 - 4 Budas das 4 Direções em japonês, seus nomes são:   
  • Kuruson 拘留 孙
  • Kunagonmuni 拘 那 含 牟尼
  • Kasho 迦叶
  • Shaka釈迦 (Buda Histórico)  



Um comentário: