Pesquisa

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mais sobre a relação entre Vegetarianismo e Budismo


Tradução da matéria "Vegetarianismo e Budismo" encontrada no link http://www.thebuddhism.net/2012/10/01/vegetarianism-buddhism/



Nós do thebuddhism.net temos orgulhoso em dizer que somos vegetarianos. Alguns questionam se o Buda teria permitido que se comesse carne e portanto, se isso seria ou não "pecado". Há uma teoria que diz que ele morreu comendo um cozido de porco que a ele foi oferecido.

Primeiro de tudo, devemos reforçar o fato de que não era nada de porco, mas um cozido de cogumelos que fez mal ao Buda. Ainda há, em algumas partes da Índia, esse tipo de cogumelo chamado "Suska Sukara Mardava"[macio como a carne de javali].

Buda não colocou restrições na questão de comer carne porque os monges daqueles dias viviam uma vida bastante limitada. Eles dependiam de esmolas e deveriam aceitar o que era dado, exceto 10 tipos de carne, a saber, carne humana, carne de cavalo, carne de elefante, carne de cachorro, carne de cobra, carne de leão, tigre, urso, leopardo e hiena.

Carne humana, pois é nossa própria raça; de cavalo e elefante, pois eram propriedade de reis; de cão e cobra, pois eram repugnantes e os outros cinco tipos porque um outro animal, pelo cheiro da carne degustada, poderia atacar àqueles que consumiram seres da sua espécie.

Buda afirmou categoricamente que ninguém deve comer carne de animais se tiver ouvido, visto ou suspeitado que o bicho foi morto especialmente para quem o pretende comer, mostrando-nos o fato de que matar para obter carne é inaceitável. Buda seguiu e ensinou o caminho do meio. Portanto ele não colocou restrições em nada, a menos que fosse absolutamente necessário.

Vamos ser lógicos; o primeiro dos cinco preceitos que os Budistas deveriam observar é 'não tome outras vidas'. E mesmo que não sejamos nós aqueles que tenhamos matado pessoalmente o ser vivo cuja carne comemos, não podemos evitar o fato de que nós incentivamos a sua morte com este hábito alimentar. Ou seja, parar de comer carne, está diretamente relacionado com o fim da matança animal.

Nós acreditamos fortemente que não é possível realizar a meditação sobre a bondade amorosa (Metta) comendo carne de outros seres vivos. Como poderíamos desejar felicidade, saúde e bem-estar dos outros seres matando-os e comendo-os?

Nós não guardamos cadáveres em casa; ou guardamos? Então por que razão faríamos de nossos estômagos verdadeiros cemitérios onde corpos são enterrados?
Por favor, reflitam sobre isso.

Budistas, mostrem que vocês são verdadeiros. Abstenham-se de comer a carne de outros seres, o que faz de vocês um cemitério ambulante.

Que as três jóias o abençoe.

Traduzido por Prati Marcelo e Sandro Vasconcelos.

2 comentários: