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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Escândalos e Crise no Budismo Tailandês

A endêmica corrupção botando a fé em risco.

Mod pedindo bênçãos aos deuses budistas

Os críticos afirmam que o budismo tailandês se corrompeu e se perdeu com o tempo. Porém, esta não é a opinião de Mod e suas amigas, cuja devoção as mantém realizando toda a semana "ações meritórias" em busca de consolo no Wat Thai Mai, um dos templos budistas de Bangkok.

Ainda é cedo, mas o calor em Bangkok já é forte, a alta temperatura parece não deter o grande número de adoradores que surgem no Wat Thai Mai em mais um feriado. O cheiro de incenso e a fumaça são parte da palpável e caótica atmosfera em que as pessoas se espremem, determinadas a contribuir em troca de bênçãos, obtidas de algum poder superior.

Mod - cujo apelido significa "Formiga" em tailandês - é uma típica fiel do templo. Como contabilista de uma prestigiosa firma internacional, ela busca, nessa manhã, gerar méritos para que "as coisas sejam melhores neste Ano Novo."

Assim, passando de caixinha em caixinha, faz uma pausa diante da estátua do deus elefante Ganesha  depositando US$3.50 para a entidade. Quando pressionada sobre o significado de uma divindade hindu estar num templo budista, ela se esforça para arrumar uma explicação e acaba se convencendo, junto com suas amigas, que o que é sagrado e místico não se deve questionar. Ganesha é uma figura central no hinduísmo que partiu sua presa direita para escrever o Mahabharata e subsequentemente o Bhagavad Gita.

A experiência de Mod naquela manhã é um símbolo do sincretismo que se tornou o Budismo tailandês - composto igualmente de Animismo, Budismo, Hinduísmo e simples superstição. Por outro lado, outros grupos, incluindo os pertencentes do Mosteiro da Floresta, lamentam o estado em que o Budismo da Tailândia se encontra, julgando-o como corrupto, faminto de poder e sujo como o resto do país. Uma série de escândalos veio à tona recentemente, incluindo monges graduados abusando sexualmente de noviços. Muitos líderes religiosos foram acusados de comercialização da fé, incluindo captação fraudulenta de recursos.

Os Monges da Floresta na Tailândia, são conhecidos por sua ortodoxia, conservadorismo e ascetismo. Eles moldam sua prática e estilo de vida espelhando-se no próprio Buda e seus primeiros discípulos, mantendo vivas as práticas do Buda histórico, que muitas vezes habitou florestas, tanto durante sua busca espiritual quanto depois.

"Como podemos esperar ter um bom país quando nem mesmo a religião é pura?" um membro da Floresta disse para o jornal Asian Sentinel. "Parte do que esses Mosteiros estão ensinando não é nem mesmo Budismo!"

No prédio central do templo onde Mod faz sua adoração, as pessoas costumam chegar de madrugada, antes mesmo do Abade. Muitos vêm de bem longe com vários pedidos e angústias; alguns pagam qualquer coisa que suas pequenas economias permitem para conseguir algum milagre que cure seus parentes doentes. Outros estão dispostos a contribuir com expressivas doações para conseguir o que querem.

Entre aceitar doações e recitar antigos encantamentos em Pali, que a maioria da congregação não entende, alguns monges usam seus celulares ou pedem refresco para seus assistentes.

A corrupção dentro do clero tailandês tem sido um fenômeno comum há algum tempo. Em 1999, a Associated Press publicou uma reportagem afirmando: "Em sua essência, o Budismo é uma religião que ensina a renúncia do desejo de conforto material como uma maneira de aliviar o sofrimento e para que o encontro com o caminho da sabedoria seja possível; mas ao invés de evitar o conforto material, alguns monges de alto grau vivem em bairros luxuosos e dirigem seus Mercedes Benz".

Tais líderes ainda aspergem água sobre bens, edifícios públicos e até em aviões em troca de doações; prática considerada abominação diante dos Monges da Floresta. Tal procedimento, afirmam eles, não é ensinado em nenhum lugar do Tripitaka (textos sagrados).

Enquanto o verdadeiro Budismo pode ser um debate teológico melhor reservado para outro momento, a Tailândia tem tomado as manchetes globais com algumas singulares histórias relacionadas com a religião. A primeira veio logo após a morte de Steve Jobs, quando a seita Dhammakaya fez uma transmissão especial na televisão afirmando ter encontrado sua alma e presença no Céu.

A seita posteriormente ainda afirmou que Jobs tinha reencarnado como um ser "divino" com conhecimento especial e apreço pela ciência e arte em alguma Utopia. Nessa Utopia, ele teria certa de 35 ou 40 anos de idade e não mais era careca; "vivendo" como um guerreiro de nível intermediário e filósofo, num palácio celestial.

Vale ressaltar que a seita Dhammakaya é um dos grupos mais crescentes na Tailândia e atualmente tem um largo apelo popular. Seus adeptos enumeram centenas de milhares e seus templos estão espalhados pelo país e pelo mundo.

A história com Steve Jobs não é a única que ganhou reconhecimento internacional. Todos os anos milhões de tailandeses compram patuás e amuletos da sorte que supostamente os ajudam no dia a dia. Uma história que conquistou a imprensa internacional foi a presença de amuletos e tatuagens abençoadas por monges, que possuem propriedades especiais, tais como tornar o tatuado à prova de balas.

Muitos juram pelos amuletos, alguns até afirmam ter presenciado tais testes em primeira-mão. Mas quando pressionado a oferecer mais uma prova, o vendedor respondeu que seria ilegal testá-lo em pessoas, embora ele tenha amigos que foram testemunhas oculares. Um teste independente, há alguns anos atrás por um repórter, resultou num frango morto e um vendedor de tatuagens afirmando em seguida que a "mágica" só funcionava em humanos.

Independentemente disso, tais amuletos e tatuagens são incrivelmente lucrativos e com a proteção anti-balas podem chegar a US$10 mil.

Mas enquanto as manchetes internacionais se concentram nos aspectos "sensacionais" do Budismo tailandês, a Sangha local, ou o conselho supremo, está sob escrutínio e crítica depois de um período de escândalos sexuais e de corrupção. Sob o Cânone Budista, monges não estão autorizados a ter relações sexuais, pois isso traria o apego e desejo que os levariam ao sofrimento.

O Budismo local até pegou emprestado escândalos que erroneamente eram atribuídos exclusivamente à Igreja Católica, como processos judiciais contra monges acusados de abuso sexual durante treinamento de seus noviços.

E enquanto muitos tailandeses se sentem desiludidos sobre o caminho que algumas Sanghas têm tomado, muitos são relutantes em denunciar. É um tabu na cultura tailandesa; que Mod articula da seguinte forma:

"Nós fomos ensinados desde crianças que não há problema em não se acreditar em algo, mas há problema em se desrespeitar. Embora não aprovemos certas coisas que os monges fazem, eles não representam nossa religião como um todo. Somos budistas e sabemos no que acreditamos."

Ditas essas coisas, ela segue seu caminho com suas amigas até o prédio central, aguardando numa gigantesca fila a oportunidade de pedir por boa sorte através da purificação de seus carmas; num ato de devoção incompreensível.


Autor: Cod Satrusayang em 01/02/2013
Tradução: Marcelo Prati e Sandro Vasconcelos

2 comentários:

  1. Beleza hein? Ô glória que está o Budismo na Ásia...

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  2. Infelizmente é intrínseca, à falha natureza humana, a necessidade de "crer" no incrível e inexplicável, ao invés de simplesmente crer no real e palpável. Também à "pseudo-evolução" humana está associada a lei do mínimo esforço, ou seja porque esforçar-se para atingir uma meta se é mais fácil e exige menos esforço, simplesmente, pagar através das mais variadas trocas, e aguardar a recompensa. E finalmente desde a mais tenra infância somos direcionados a responsabilizar alguém por nossos erros e delegar a concessão de acertos a alguém superior. Por isso as falsas fés, crenças e religiões, aproveitando-se dessas particularidades, crescem cada vez mais no mundo inteiro, sem exceção.

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