Pesquisa

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Verdadeira PRAGA do mundo




Pra variar estava a pensar sobre o mundo atual; não somente a respeito de catástrofes naturais ou índices de criminalidade, mas num grau mais profundo.

Aqui na minha empresa estava tendo um problema de excesso de pombos, os bichos estavam invadindo tudo, de salas ao refeitório. Um colega me advertiu que a empresa tomaria uma atitude para conter o avanço daquela PRAGA. Esta palavra proferida pelo colega foi o estopim para este post - quem é de fato a PRAGA?

O planeta atualmente é habitado por mais de seis bilhões de pessoas, e qual é o balanço deste incontido avanço demográfico? Respondo: poluição, efeito estufa, desmatamento, guerras, ambição, desorganização, abuso contra o direito dos animais e das pessoas.

Foi com este pensamento que percebi a triste realidade, nós somos a PRAGA maior do mundo - eu e você! Olhe no espelho e veja, somos piores que os pombos invasores do “meu” trabalho.

Eu rodeio meus caprichos, meu ego, meus planos "tão importantes". Eu uso um cavalo até a sequidão como uma erva daninha que sufoca uma árvore. Eu uso as pessoas para um determinado fim, desde um simples “despacho” hormonal à promoção salarial.

Por que me apego a alguém? Por que trabalho? Por que me divirto? Por que uso outros animais? Por que só penso em mim? Enfim, é chato saber que somos piores que PRAGA, pois sugamos a energia alheia não só em nome da sobrevivência, mas em nome do prazer.

4 comentários:

  1. Boa noite, Sandro.

    É importante que entendamos que há coisas que somos responsáveis e coisas que não somos.

    Veja bem, eu sei que você não acredita, mas pela minha "crença", cada um de nós está neste mundo por escolha. Cada um de nós exerceu seu livre-arbítrio para viver essa vida.

    A questão do "excesso demográfico" é recente na história humana. A primeira vez que me lembro de ter ouvido sobre isso foi na década de 70. Entretanto, ela sempre veio acompanhada de "dados" e "justificativas" atreladas a visões capitalistas e imperialistas. Nunca vi questões demográficas atreladas a questões holísticas. Portanto, é importante que tenhamos discernimento. É bom que perguntemos: quem está dizendo que esse mundo está "cheio demais"? A quem interessa uma redução populacional? Você estaria disposto a oferecer a sua vida e a dos seus entes queridos para reduzir a população do planeta porque supostamente alguém disse que há gente demais aqui?

    O que eu vejo é que temos terras suficientes para produzir, com sobra, comida para o planeta inteiro. Temos tecnologia pra evitar o desperdício, acúmulo de lixo e todo tipo de agressão à natureza. Temos capacidade de educar as pessoas. Temos como produzir bens que durem dezenas, talvez centenas de anos. então por que raios não se faz isso?

    A resposta é mais simples do que somos levados a pensar: Quem detém o controle do sistema não tem interesse nisso. Curiosamente, quem detém o controle do sistema também é quem diz que o planeta está cheio demais.

    Precisamos acordar, meu amigo. Tem muita coisa errada acontecendo nesse planeta, mas nos acostumamos a achar que " é assim mesmo". Não é! Existem os responsáveis por todas essas coisas. É preciso que entendamos como esse planeta é governado, como as coisas funcionam, antes de propor "soluções" para problemas que não conhecemos as causas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo.

      Primeiramente gostaria de dizer que não importa a religião ou crença que você ou qualquer leitor do blog tenha. A ideia aqui não é me auto afirmar como dono da verdade, mas sim debater com pessoas inteligentes (como você parece ser), sobre questões espiritualistas. Portanto você é bem vindo e tem a liberdade de opinar aqui.

      Sobre o "excesso demográfico", foi boa sua complementação, mas o que quis dizer no post é que estamos povoando a Terra de um modo errado, sem nenhuma sustentabilidade, acumulando-se apenas em algumas grandes cidades, ameaçando nosso próprio futuro. Em momento algum preguei a morte de quem já está aqui para "esvaziar" o planeta.

      Sobre a auto sustentabilidade, você está certo também, temos quantidade de grãos necessárias para todos, porém, grande parte disso vai para a criminosa indústria da carne, que além de privar muitos de alimentação básica, leva sofrimentos incessantes aos animais e polui o meio ambiente. A pecuária é a maior poluidora do mundo, responsável por 39% do lixo.

      O problema maior do mundo não está apenas num sistema ou em quem o controla, o sistema só reflete a nossa natureza egoica, o problema está dentro de nós mesmos. Ao contrário do que você afirma, sei muito bem qual é a causa de todo este caos no planeta: ignorância. Enquanto estivermos plantando sementes de iniquidade, colheremos iniquidade, por isso é necessário crer na Iluminação, que é o estágio de onisciência, a percepção da realidade nua e crua.

      Não adianta dizermos que somos a favor da justiça ou do amor, se nem mesmo nós agimos de acordo com essas virtudes. Enquanto formos hipócritas as coisas não passarão de discursos vazios ou teorias de conspiração.

      Abraço e comente quando quiser.

      Excluir
    2. Bom, meu amigo.

      Eu discordo veementemente do que você disse, principalmente sobre as supostas "teorias conspiratórias". Pelo que tenho visto em mais de 30 anos de pesquisa, não existem "teorias conspiratórias". Existem fatos que alguma pessoas com muito poder escondem de muitas pessoas com pouquíssimo poder. Quanto ao resto das suas afirmações que, no meu modo de entender, são extremamente pessimistas e deterministas, respondo com um presente:

      http://www.youtube.com/watch?&v=EEZkQv25uEs

      Abraço

      Excluir
  2. A propósito, eis uma prova do que eu digo: http://www.youtube.com/watch?&v=nGeXdv-uPaw

    ResponderExcluir