Pesquisa

sábado, 29 de setembro de 2012

Deixei de ser cristão porque...




Engraçado, nos meus últimos anos de cristão, já estava evoluindo para conceitos "budistas", sem saber o que exatamente o budismo pregava. Por exemplo, a salvação cristã pra mim, no início, era crer no sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo. Mas com o tempo, fui atentando mais para o que motivou o sacrifício.

Fui deixando de crer na salvação do Jesus histórico e comecei a perceber mais que a salvação vinha no acreditar no sentimento diário de um Deus que sempre cede, mesmo que seja a própria vida, pelo bem dos seres.

Jesus virou pra mim a própria personificação do amor; como se todos os dias ele morresse e ressuscitasse. Como se ao agredirmos ou matarmos qualquer um dos seres, estivéssemos crucificando Cristo e quando dotados de amor resgatássemos alguém da maldade, Ele estivesse ressuscitando; diariamente neste ciclo. Essa foi minha visão final como cristão.

Busquei o budismo para sintetizar tudo isso, já que a essência do budismo desmistifica a existência de "personagens celestiais" e dá ênfase ao cultivo dos sentimentos nobres, como compaixão, amor, sabedoria, motivando o aprendizado de vida através das experiências chamadas "ruins" como ego, crueldade, orgulho, etc. Foi somente uma concretização do que já estava percebendo, mesmo ainda cristão, de que a "salvação" está dentro de nós, na nossa real natureza e não vem de fora para dentro. A perdição acontece por causa da semente búdica desidratada que definha dentro nós, por preferirmos olhar para uma realidade ilusória.

Quando digo que busquei o budismo, não falo do budismo institucional, que é tão falso quanto qualquer religião. Creio no "budismo do vazio" que resume demônios e deuses, céu e inferno a sentimentos que vivenciamos em nosso cotidiano. Um budismo que se preocupa com o aqui e agora e abrange a essência da maioria das religiões.

Enfim, a salvação não é de um inferno, o inferno é nossa própria visão limitada de realidade, hoje tenho certeza de que quando Cristo falava em inferno, não dizia sobre um local e sim sobre um estado espiritual. A salvação não é através de Jesus, nem do Papa, nem de Kardec, nem pela recitação de mantras, nem por "nossa senhora", nem por fitar rolos e pergaminhos incessantemente. Acho que a religião convencional nunca conseguiu entender de fato a real mensagem.

5 comentários:

  1. Tudo o que você sabe sobre Jesus não é verdadeiro. Não desista, pois a verdade existe e Jesus é sim o meio de salvação da parte de Deus. Precisa entender bem o plano de Deus para a humanidade, esta tudo na Bíblia. Veja o site jw.org e estude os assuntos e tire suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe Deus, nem o princípio de justiça universal. Acorde! Estamos num mundo caótico onde pessoas e animais (principalmente os de abate) morrem de forma cruel todos os dias.

      Se quisermos trazer alívio ao sofrimento dos seres, temos que nos tornar pessoas conscientes, arregaçar as mangas, deixar de ser egoístas e lutar pelo Amor.

      Não é a crença em seres mitológicos que irá mudar alguma coisa.

      Excluir
  2. Sou ex batista e concordo contigo. No meu caso deixei de acreditar em Jesus e hoje sou até mais feliz. Acredito na vida. Sou uma pessoa livre.

    ResponderExcluir
  3. Deixei de ser evangélica não tenho mais vinculo com igreja mas não deixo de crer em Deus!

    ResponderExcluir
  4. Estou no Budismo, e muito satisfeito. Era o que eu buscava. Pode me escrever. Viva o Dharma, a Sangha e Budha. ( edmirterra@gmail.com)

    ResponderExcluir