Pesquisa

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aproveitando a Vida

por Marcelo Prati (Renji)

Uns dias atrás, enquanto ia pro trabalho, o meu reflexo na porta de vidro do metro me fez acertar a gola da camisa, a jaqueta, e por um tempo me fez pensar sobre os espelhos.

Qual a função de um espelho? Pode ser corrigir uma imperfeição, exatamente como eu fiz com a gola da minha camisa. Observar algo que não vai muito bem e tentar chegar numa configuração favorável, que - principalmente - traga a satisfação de estar bem consigo mesmo.

Muita gente se frustra quando olha no espelho por ver algo que não gostaria, e isso me levou a outra reflexão. E se a gente tivesse um espelho onde se pudesse ver além da superfície? Se nesse espelho a gente conseguisse olhar as imagens do que gostaríamos de ser, quem ia aparecer? E se você visse a vida nesse espelho? Que imagens surgiriam no seu reflexo?

Essas imagens são o que gostaria que surgisse quando eu me olhasse nesse "espelho do coração." Gostaria que esse fosse meu reflexo quando penso no que acho que define riqueza, nobreza, amizade, celebração e felicidade. Ou seja, as coisas que a gente precisa pra "aproveitar a vida".

Riqueza
Nobreza

 Amizade
O Monge Soldado Benkei e
Minamoto no Yoshitsune
Celebração
Alegria



















Em contrapartida, eu ficaria muito frustrado se eu olhasse no meu espelho e visse isso:

Isso é Riqueza?












Isso é Nobreza?
Isso é Amizade?












Isso é Celebração?
















Quem você quer ver no espelho do coração? Cada imagem dessas está carregada de conceitos, de causas e consequências. Não estão aí superficialmente, como num jogo de certo e errado. O que elas significam se, ao invés de julgá-las como boas ou más, você se dedicasse a refletir sobre todas as relações envolvidas em cada uma delas? Quem você quer ver nesse espelho do coração pode não estar condizendo com "as vestes da sua alma." Quem sabe a gente não precise dar uma polida nos óculos, assim melhorando a visão, além de aprumar a postura... eu tenho certeza que vai fazer muita diferença. E não será só pra você.
. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário