Pesquisa

domingo, 25 de novembro de 2012

O Daimoku, ou Mantra

Retrato de Nitiren, pintado por Fujiwara Chikayasu em 1282

À medida que o número de discípulos foi aumentando, Nichiren [também grafado como Nitiren] (1222-1282) começou a estimulá-los a recitar o título (daimoku) do Sutra do Lótus como substituto para a recitação do nenbutsu (a invocação do nome do Buda Amida), que era incentivada pelos Amidistas. Assim como os que entoavam o nenbutsu, Nichiren afirmava que a salvação se alcançava exclusivamente pelo entoar do título sagrado do Lótus. Apesar da afinidade manifesta com o movimento nenbutsu, em sua escolha de prática de entoação, a postura de Nichiren se baseia na tradição Tendai e pode ser considerada como uma evolução do pensamento Tendai. Dois conceitos fundamentais da escola Tendai estão em sua base: a teoria da iluminação original (hongaku Shiso) e a tradição da exegese do Sutra do Lótus.

O conceito Tendai de ichinen sanzen (um pensamento equivale a três mil mundos) era um outro componente no desenvolvimento do pensamento de Nichiren. Ele estava convencido de que sua convicção pessoal, de que o Lótus devia ser propagado em sua época, era na verdade a percepção subjetiva do Buda eterno do sutra. Ele concebia o universo do Buda eterno como revelado em sua percepção individual. A doutrina metafísica de ichinen sanzen se expressava na prática religiosa de entoação dos cinco caracteres [chineses] do título [que transliterado representa NamuMyohorengekyo]. Essas cinco letras eram vistas como contendo os três mil mundos do absoluto. A auto-reflexão era o meio de se eliminar as camadas da ignorância, para se revelar a iluminação original. E a entoação do título do Lótus devia atuar como um meio entre o homem ignorante e o objeto de sua veneração, o absoluto no interior dele.

No conceito de ichinen sanzen, Nichiren via o destino do indivíduo como inseparavelmente vinculado ao destino da sociedade. Seu esforço por compreender o mundo ideal se baseava na noção de que o mal e os sofrimentos da sociedade poderiam ser reduzidos ao mal e aos sofrimentos do indivíduo e vice-versa. Se os indivíduos pudessem ser salvos, o resultado seria uma sociedade perfeitamente harmoniosa. Alcançar a iluminação budista com este corpo e tornar este mundo a ideal Terra do Buda: esse ensinamento ampliava a esperança de salvação de modo a incluir os que estavam fora da igreja estabelecida, inclusive os guerreiros, os homens de campo das classes inferiores e as mulheres, uma vez que reduzia a distinção entre sacerdotes e leigos.

Fonte: Espiritualidade Budista 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário